LOGOSOFIA 5





 NO SOCIAL
A Logosofia sempre sustentou e sustenta que
todo processo de melhoramento social haverá de
fracassar, inevitavelmente, se antes não se encara o
problema do indivíduo, isto é, se este não é formado
sobre a base de uma disciplina interna que o eduque
psicologicamente no sentido de prestar serviços à
sociedade sem ser absorvido por ela, evitando assim
158 o truncamento de sua independência de juízo, concretizada em sua liberdade moral e espiritual. O
homem-massa – bem o sabemos – é um ser anulado,
que deve obedecer cegamente às diretrizes de sua
agremiação ou sindicato, que por sua vez obedecem,
como se vê em todas as partes, a diretrizes políticas.Em
tais condições, como pode melhorar a situação dessa
massa de homens apegados a rígidos comandos, se
individualmente eles não têm perspectiva alguma de
melhoramento? Sua única esperança está voltada para
o que a massa conquiste, mais por força de violências
do que pelo esforço regulador da produção.

É que o melhoramento indiscriminado de todos os que inte-
gram a massa desalenta os capazes, os empenhados que
anseiam lavrar para si um porvir. E é natural que o
nivelamento dos salários produza, instantaneamente,
uma quebra no trabalho consciente dos melhores,
incidindo esse fato no maior custo da mão-de-obra,
que aumenta em conseqüência das reivindicações tra-
balhistas, através das quais se pensa, com ilusão, escapar
do inferno da inflação.

Confrontem-se, agora, os resultados obtidos com
esta nova cultura.A Logosofia começa por levar
o homem à conquista de sua própria liberdade e inde-
pendência. Como? Fortalecendo os pontos débeis de
sua psicologia, fazendo-o compreender que dentro
dele existem recursos mais que suficientes para aumen-
tar seus ganhos e diminuir seus gastos. É certo que o
indivíduo pode confiar em suas forças e em sua capaci-
dade quando se propõe valorizar a moeda depreciada,
buscando em atividades extras, ou em aperfeiçoamen-
tos técnicos, o incremento de seus salários, mas é
interessante saber que tudo isso pode ser em alto grau
facilitado mediante a realização do processo de
90 evolução – de cujos resultados estamos nos ocupando
extensamente –, pois, por esse meio, serão encontradas
as soluções apropriadas para dar à vida a amplitude
necessária, o que jamais seria alcançado com os
aumentos coletivos que os homens-massa conseguem
após árduas lutas, enquanto continuam como presas do
número, que lhes absorve a individualidade.

Quando o ser humano desfruta as prerrogativas
de sua liberdade e é consciente disso, sente-se
firmemente inclinado a estender esse benefício a seus
semelhantes.A Logosofia, entre tantas outras coisas, lhe
ensina isto, razão pela qual os bens morais, espirituais e
econômicos que representam essa conquista são esten-
didos e oferecidos a cada um dos integrantes da massa
anônima, para serem compartilhados, com o objetivo
de que, por sua vez, eles recuperem a independência e
a liberdade perdidas. Poder-se-á objetar que os resulta-
dos dependem de um lento processo. Estamos de
acordo;mas ninguém ousará desconhecer que, por esse
meio, se avança para a conquista efetiva e real de um
futuro promissor para o homem, enquanto que, pelo
outro, se anda em sentido contrário.As conquistas so-
ciais são tão efêmeras que os trabalhadores se vêem
obrigados a lutar sem tréguas, sempre pelas mesmas
razões, sem alcançar com seus triunfos um equilíbrio
estável em seus orçamentos.

Ao contrário, o homem que se instrui com nossos
 conhecimentos e compreende que nele reside
o meio de obter as melhorias
que antes esperou da ação coletiva de suas agremiações,
não perde mais tempo nisso, e logo supera sua situação,
sentindo-se, de repente, como se vivesse em outro
mundo. Em realidade é assim, porquanto já não vive
naquele mundo de angústias, de nervosismo e de
esperanças frustradas. Agora, só confia em suas forças,
91
adestradas na capacitação consciente de seus recursos
internos. De operário, converte-se em patrão de si
mesmo. É ele quem aumenta seu próprio salário,
através do esforço particular, com vistas à sua eman-
cipação integral.
No dia em que se propague esta compreensão
básica do que cada homem pode fazer em seu
benefício, veremos como o exemplo ganhará a adesão
de todos, e como os problemas sociais, hoje insolúveis,
desaparecerão como tais. Haver-se-á conquistado,

então, algo mais que soluções passageiras; haver-se-á
conquistado a verdadeira paz social, aquela que todo
homem deve primeiro alcançar individualmente, para
depois estendê-la ao conjunto. Pretender o contrário é
permitir um engano que impedirá toda solução estável.
A ciência logosófica difere de forma absoluta dos
diversos sistemas filosóficos, reservados para aque-
les que se aventuram a adicioná-los a seus acervos
pessoais, como meio de se manterem em dia com os
problemas neles suscitados.

 A Logosofia não suscita
problemas, mas sim os resolve individualmente,
porque cada homem é uma entidade individual que
necessita resolver seus próprios problemas, pondo-se
assim em condições de ajudar outros a resolver, por si
mesmos, os problemas que enfrentam. Isso significa que
as fontes da Logosofia estão ao alcance de todos, já que
sua poderosa influência benéfica se estende através da
generosidade que desenvolve naqueles que cultivam seu
ensinamento. Isso porque os conhecimentos logosóficos
agem – como já dissemos – no ser interno, saneando as
deficiências humanas; assim, o altruísmo logo ocupa um
lugar proeminente no cultor desta ciência, desterrando
para sempre o egoísmo, falha psicológica que, por si só
 92 basta para malograr toda perspectiva de melhoramento
individual e coletivo.

A ciência logosófica também difere fundamental-
mente de todas as ideologias e concepções
políticas, por se acharem estas, sem exceção, baseadas no
domínio oculto ou declarado das massas humanas.
Nenhuma delas se preocupou em facilitar ao cidadão o
desenvolvimento de sua integridade individual, nem lhe
ensinou a bastar a si mesmo nos atos de sua vida e a ser
verdadeiramente consciente de sua responsabilidade
como membro da sociedade ou grupo social de que faz
parte, sem perder, contudo, sua fisionomia própria, sua
liberdade e independência. Em síntese, a Logosofia está
demonstrando que só se poderão alcançar resultados
positivos partindo do melhoramento do indivíduo para
ir à sociedade, em lugar de proceder em sentido inverso.

NO ECONÔMICO

É bom deixar bem ressaltado que muitas pessoas,
quando começam o processo logosófico de evo-
lução consciente, apresentam em seu aspecto econômico
um quadro mental totalmente indefinido. Na realidade,
além de não estarem satisfeitas com o que possuem, em
muitos casos constitui uma obsessão para elas o aumen-
to de suas rendas.O que não se pensa é que antes se
deve aumentar a capacidade mental, para dispor com
acerto do que se tem e de tudo quanto se acrescente
ao patrimônio individual.Não sendo assim, logo o di-
nheiro se converte em tirano, e quem o possui, em
escravo do seu poder alucinante, que o faz viver em per-
manente intranqüilidade e constante desassossego
PG93 incentivo de sua vida na atenção a seu processo de
evolução consciente, que lhe oferece a magnífica opor-
tunidade de abastecer seu ser interno com os valiosos
conhecimentos da sabedoria logosófica, ajusta sua con-
duta e seus afazeres a uma finalidade superior, que
substitui os objetivos mesquinhos de sua ambição ante-
rior.

Como resultado, o campo de suas atividades
correntes, antes restrito, se renova e amplia, conseguin-
do com muito menos trabalho rendimentos que não
havia suspeitado. É que entra em jogo um fator muito
importante: as mudanças verificadas em sua psicologia
e a superação de sua conduta, que influem decidida-
mente em seu favor. Ao inspirar maior confiança,
abre-se, de fato, um crédito moral que lhe é outorgado
implicitamente pelos seres com os quais mantém vin-
culações de ordem econômica, seja no comércio, na
indústria, nos bancos, seja na profissão que exerce. Por
outro lado, tem-se podido comprovar que, antes de
tomarem contato com a Logosofia, as pessoas em geral
gastam muito dinheiro em coisas supérfluas, incitadas a
isso por irrefletidas razões de ordem pessoal.

Com freqüência, esbanja-se dinheiro na satisfação de neces-
sidades pueris, em obrigações de caráter social
intempestivamente criadas, ultrapassando-se os limites
da prudência quando se trata de satisfazer caprichos ou
proporcionar diversões a si mesmo.
Quando o homem se organiza de outro modo,
quando avalia devidamente os novos valores que
faz ingressar em suas arcas mentais e encontra, na tare-
fa de sua evolução, um gratíssimo prazer que supera os
comuns, de fato se produz uma contenção nos gastos
supérfluos.

A poupança é, pois, automática. E esse não
se constitui no único resultado no aspecto da econo-
mia individual; a ampliação gradual do campo das
PG94 atividades permite, sem muito esforço, como já disse-
mos, aumentar o rendimento em tudo quanto se faz.
Naturalmente, os que se beneficiam com a assistência
do saber logosófico jamais esquecem essa circunstância;
é então quando, estimulados pela própria consciência,
oferecem sua colaboração à obra que a Fundação
Logosófica realiza, favorecendo seu desenvolvimento.
Atua-se, assim, em cumprimento da lei universal de
correspondência, que a Logosofia deu a conhecer entre
outras não menos fundamentais, e concretiza-se tam-
bém outro dos resultados obtidos por aqueles que
consagram uma parte de seu tempo ao cultivo dos
conhecimentos logosóficos.
PG95

 EFEITOS DA LOGOSOFIA SOBRE
O TEMPERAMENTO HUMANO
 NOS INDIVÍDUOS
DE TEMPERAMENTO NERVOSO


A superexcitação dos nervos obedece, na maio-
ria dos casos, ao descontrole mental, mas
também se manifesta pelo arraigamento de certas
deficiências psicológicas, as quais deverão ser objeto
de constante e enérgica repressão por parte de quem
experimenta seus nocivos efeitos. O controle mental
prescrito por nosso ensinamento, bem como o fato de
ser cada vez menos influente a força das deficiências,
para cuja erradicação tão eficazmente ele contribui,
produzem um apaziguamento gradual nos nervos.Por
outra parte, temos podido comprovar que a
Logosofia, ao encher de estímulos a quem cultiva
nossa ciência, age como bálsamo sobre o sistema ner-
voso, que deixa de constituir um fator de perturbação
e se converte em fonte de energias que levantam o
ânimo e enchem de felicidade.

NOS LIMITADOS PELA TIMIDEZ

O adestramento mental promovido pelo estudo
e prática do ensinamento logosófico desconges-
tiona essa zona mental em crise. Desaparece
gradualmente a inibição no ser, ao constatar que é tão
capaz como os demais de expor o que pensa e de sus-
tentá-lo com inteligente prudência, sem experimentar

PG96

 o temor que antes o coibia. Recuperada a confiança
em si mesmo, e já livre dessa incômoda opressão, nota
que vai conquistando, pouco a pouco, um lugar
respeitável nos ambientes onde atua. Sua palavra, longe
de ser ignorada, suscita interesse e é levada em conta.
Desse modo, o complexo de inferioridade fica ven-
cido, o que permite ao ser desempenhar com
desembaraço todas as suas atividades.
NOS AMARGURADOS E CÉTICOS
Desde o começo da obra de superação que o ser
vai realizando dentro de si, seu otimismo
reverdece ao vislumbrar uma saída feliz para o cerco de
seu abatimento. Nem bem sua consciência desperta
para as realidades que o saber logosófico lhe revela,
aflora nele um sadio entusiasmo, que o faz desfrutar a
vida de outro modo, ao projetar-se para um futuro
luminoso que paciente e inteligentemente vai
alcançando.O conhecimento progressivo das possibili-
dades de sua inteligência, antes ignoradas por ele,
incita-o a realizar a proeza de sua emancipação moral
e espiritual, com a alegria de um verdadeiro despertar.
Da apatia consentida passa a um interesse crescente em
aprender tudo quanto se relaciona com a psicologia
própria. Cada pequeno descobrimento o firma na
necessidade de avançar nessa extraordinária inves-
tigação. Aumenta assim sua dedicação e, em
conseqüência, a alegria que caracteriza a obtenção de
um benefício. Logo se familiariza com a linguagem
logosófica, como passo indispensável para aplicar com
eficácia a técnica de aperfeiçoar, mediante um cons-
tante adestramento, o mecanismo dos sistemas mental,
sensível e instintivo, por serem os que preponderam no
quadro psicológico das perspectivas humanas.
PG 97
 A amargura é então substituída pelo doce prazer
que acompanha toda ação construtiva, especial-
mente se essa ação vai dirigida para o ser interno, com
vistas a estabelecer um ritmo de atividade que satis-
faça plenamente as aspirações do próprio espírito. É
uma sensação muito similar à que experimenta quem
recupera sua saúde, após ter padecido uma doença
que acreditava incurável. Agora, é o otimismo que
impera nele, fazendo com que experimente um bem-
estar inestimável, que fortalece suas energias e lhe
permite iniciar com êxito novas atividades, ou aper-
feiçoar as habituais.

Aqui terminamos o nosso curso de iniciação Logosofica
Gostaria muito de convida-lo a entrar em contato com
algum endereço que se encontra logo abaixo,e visse a possibilidade
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Peço que cite o nome deste blog,como meio que lhe inciciou nesta ciencia





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Para este curso,sejam dados os creditos ao autor do mesmo
((Carlos Bernado González Pecotche)

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